Ver carrinho
0
Total: R$0,00

Sua bolsa está vazia 😳.
Mas não perde tempo 😘, adicione!

Rotina cheia: como conservar sua comida para durar o dia todo

Para quem tem uma rotina cheia, levar comida de casa é uma ótima opção. Com isso, você se alimenta melhor, com uma comida caseira saudável, que você já conhece e ama. No entanto, para quem fica muitos períodos fora de casa, a conservação do alimento é um desafio. Então, nós fizemos esse post com essas dicas para você conservar sua comida e fazer com que ela permaneça apetitosa até o fim do dia.

Conservar sua comida

Preparo

Evite alimentos que estragam rápido e dê preferência para alimentos frescos. Pode parecer óbvio, mas é importante estar atento a isso no momento do preparo. Evite cenoura, ovo, leite, maionese, frituras e os demais alimentos que estiverem na sua geladeira a 5 dias ou mais.

Uma dica extra para a salada é lavar bem as folhas e esperar que sequem completamente. Além disso, é preferível que armazene sem temperar, para evitar riscos de contaminação.

Por fim, legumes cozidos duram mais tempo do que crus.

Armazenamento

Além disso, o armazenamento talvez seja a principal parte da conservação. Para conservar sua comida, é importante guardar os alimentos na geladeira assim que eles esfriem após o preparo. Guardar os alimentos ainda quentes, pode ser perigoso. Eles “suam” molhando a comida e criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias. O freezer também é um ótimo aliado na refrigeração, vegetais cozidos e carnes crus podem ser armazenados de 6 a 12 meses!

A escolha do pote para colocar a comida também é essencial. Dê preferência para potes que contenham divisórias. O que são únicos, além de bagunçar o seu lanche, facilitam a contaminação cruzada de alimentos. Por fim, prefira armazenar seu lanche em potes de vidro, ele não mancha, é mais fácil de lavar e pode ser levado no freezer, geladeira e microondas.

Transporte

O ideal é que a comida fique guardada na geladeira até a hora de sair de casa e, na geladeira do trabalho, até a hora de comer. No entanto, o ideal é sempre usar uma bolsa térmica. Elas conseguem manter a temperatura do alimento por até 3 horas. Dessa forma, o trajeto da casa até o trabalho não será um problema. Além disso, essas bolsas são um ótimo investimento, desde levar comida para o trabalho, até um final de semana em um parque ou sítio, elas vão te auxiliar muito!

Se no seu trabalho não tiver uma geladeira a dica é usar a bolsa térmica e pacotes de gel congelado dentro da bolsa. Assim, o alimento ficará conservado até a hora de comer.

Limpeza

Por último, mas não menos importante; a limpeza do seu potinho. Lave o recipiente ainda no trabalho após comer, para evitar qualquer tipo de proliferação de bactérias.

Como dissemos, os potes de vidro são a melhor opção. No entanto, caso seu potinho seja de plástico, o ideal é que ele fiquei de molho no cloro pelo menos 2 vezes na semana. Faça uma mistura na proporção de 1 colher de sopa de cloro para 1 litro de água e deixe agir por 15 minutos.

Com todas essas dicas, você com certeza irá conseguir conservar sua comida e manter ela deliciosa o dia todo!