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Tocas e devoluções

Na Ebolsas BH, queremos que sua experiência seja tranquila e transparente. Esta política explica como funcionam devoluções, trocas e reembolsos em compras feitas pelo nosso site.

1) Canais para solicitar troca/devolução

Para iniciar qualquer solicitação, fale com a gente por:

Informe, por favor: número do pedido, nome/CPF ou CNPJ, motivo e, se possível, fotos/vídeos (especialmente em caso de defeito ou avaria).

2) Direito de arrependimento (compras online) — até 7 dias

Se você comprou pelo site, pode desistir da compra em até 7 (sete) dias corridos, contados a partir do recebimento do produto, sem necessidade de justificativa, conforme o art. 49 do CDC. 

Condições importantes:

  • O produto deve ser devolvido, sempre que possível, com todos os itens/acessórios, manuais e brindes (se houver).

  • A devolução deve ocorrer sem indícios de mau uso (é ok abrir e verificar o produto; o que não pode é danificar/usar de forma que impeça revenda).

Custos: no arrependimento, a devolução deve ocorrer sem custos adicionais ao consumidor. Serviços e Informações do Brasil

3) Troca por defeito (vício) ou produto em desacordo

Se o produto apresentar defeito de fabricação ou vier em desacordo com o anunciado, você pode solicitar a solução conforme o CDC.

Prazos (CDC)

  • Para produtos duráveis, o prazo para reclamar de vícios aparentes é de 90 dias.

  • Ao identificar o problema, o fornecedor pode ter até 30 dias para sanar o vício. Se não resolver, você pode escolher: troca, reembolso ou abatimento proporcional, conforme o art. 18 do CDC.

Como funciona na prática

  1. Você entra em contato e envia as evidências (foto/vídeo).

  2. Orientamos a logística de coleta/postagem e análise.

  3. Confirmado o defeito/desconformidade, seguimos com troca, reembolso ou outra solução adequada.

4) Avaria no transporte

Se a embalagem chegar violada, com amassados relevantes ou o produto aparentar dano:

  • Se possível, recuse o recebimento no ato.

  • Se já recebeu, avise em até 48 horas com fotos da embalagem e do produto para conseguirmos tratar com a transportadora.

5) Produtos personalizados / sob encomenda (com arte, nome, logo, medidas, etc.)

Produtos personalizados e/ou sob encomenda podem ter etapas como aprovação de arte/prova e início de produção.

  • Antes do início da produção: você pode solicitar cancelamento e nós orientaremos a tratativa (inclusive reembolso, quando aplicável).

  • Após aprovação e início da produção: por se tratar de item feito sob especificação, a devolução pode depender do estágio do pedido e da possibilidade de reaproveitamento. Ainda assim, direitos por defeito ou desconformidade permanecem integralmente garantidos.

(Esse trecho é importante para reduzir conflitos sem “cortar” direitos do consumidor.)

6) Reembolso: prazos e forma

Após o produto devolvido ser recebido e conferido (ou após confirmação do defeito, quando aplicável), o reembolso será solicitado conforme o mesmo meio de pagamento:

  • Cartão: estorno pode aparecer em até 2 faturas, dependendo do emissor.

  • Pix/transferência: devolução para a conta do titular do pedido.

7) Itens que podem impedir troca/devolução

Podemos recusar casos de:

  • mau uso, danos por uso inadequado, contato com produtos químicos indevidos, ou desgaste natural fora do esperado;

  • ausência de itens que acompanham o produto (quando isso impedir a análise/retorno).

Quando houver recusa, informaremos o motivo e podemos devolver o produto ao cliente.

8) Dúvidas

Se tiver qualquer dúvida, chame no pedidos@ebolsasbh.com.br e a gente te orienta do jeito mais rápido possível.